O consumo de vinho no Espírito Santo continua em expansão. O Estado é o segundo maior importador de vinhos do país e o terceiro em consumo per capita. Isso tem favorecido a abertura de restaurantes e Wine Bares, que além de apresentar excelentes rótulos, têm a preocupação de harmonizá-los, para transformar uma simples degustação em uma verdadeira experiência enogastronômica.
Essa também é a premissa de Anilson Amaral, proprietário do Wine Vix - Bar e Champanharia, com mais de duas décadas no mercado de vinho, sendo nove à frente da loja. “A harmonização é uma técnica milenar que está sempre se aperfeiçoando. Ela pode garantir que um simples jantar tenha seu sabor realçado. Na harmonização é necessário ter conhecimento do vinho, saber seu aroma, sabor, peso e textura, assim, ficará mais fácil escolher o rótulo mais apropriado.”, afirmou.
Sobre os receios de uma combinação não favorável, João Mendes, consultor de vendas da Wine Vix, informou, “a princípio, a harmonização pode parecer complicada, mas com conhecimento e, principalmente, prática, qualquer pessoa poderá realizar boas harmonizações”.
Um menu memorável
A equipe do Portal “Uns tintos e outros tantos”, visitou o Wine Vix para conhecer o cardápio e a proposta de harmonização. A loja surpreende pelas variedades de rótulos, pelo ambiente requintado e pela notável varanda. No cardápio há excelentes opções de entradas e pratos principais para todos os gostos. Pedimos ao Anilson e ao João que fossem os alquimistas da noite. Seguem as harmonizações:
O primeiro prato servido foi o “Spaghetti ao Molho Pesto, com camarões grelhados, harmonizado com o vinho grego Mega Spileo Rosé. Na sequencia, o “Arroz de Polvo”, com um surpreendente vinho da Moldávia, o “Grape Angel Chardonnay/Feteasca Alba”.
O Wine Vix completa 10 anos em 2024 e planeja muitos eventos de jantares harmonizados e degustações até lá, quando fará uma noite especial em comemoração a primeira década.
Conheça a loja, que fica na Rua Elesbão Linhares, 52, Praia do Canto.
CURIOSIDADES:
* A Moldávia é um pequeno país do leste da Europa, mas que chama a atenção do mundo por reunir os melhores produtores de vinho, segundo especialistas. É de lá que saem os rótulos que eram favoritos da Rainha Elizabeth II. A cultura vinícola da região está impressa há mais de 5 mil anos. Fatos históricos revelam que os colonizadores gregos levaram esta atividade para o local, e o processo foi aperfeiçoado com a invasão do Império Romano.
--------------------
* Villa Antinori Rosso di Toscana 2019 - Em 1928, o marquês Niccolò Antinori cria Villa Antinori, com a ideia, naquele tempo bastante inovadora, de produzir um Chianti para ser envelhecido em barricas de carvalho e melhorar com o tempo. Não demorou e o Villa Antinori tornou-se um ícone de grande penetração em restaurantes e lojas de vinhos.
Comentários
Postar um comentário